Seminário discute avanços das tecnologias para o audiovisual em Fortaleza

SET, por meio de sua Regional Nordeste, realiza nos dias 17 e 18 de maio, em Fortaleza/CE, o seminário SET NORDESTE 2017, voltado para as tendências em tecnologia e novos negócios nos setores de produção e distribuição de conteúdo audiovisual.

Para a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, o seminário é uma oportunidade única para os profissionais do audiovisual da região. “Este é o primeiro evento da SET após o NAB Show 2017, que aconteceu em Las Vegas na semana passada. Teremos a oportunidade de abordar os assuntos mais importantes para o setor no momento”, avalia.

Switch-off analógico

Um dos principais temas será o desligamento do sinal analógico de TV na Região Nordeste. “Reservamos dois momentos para discutir este importante assunto”, informa o diretor da Regional Nordeste da SET e gerente técnico do Sistema Jangadeiro, Esdras Miranda.

No dia 17, às 10h30, será realizado o lançamento da campanha de comunicação do desligamento no Nordeste. “Esta ação é realizada em conjunto com a ABERT e com a ACERT e conta com a participação da Seja Digital. Apesar do adiamento anunciado pelo Gired (grupo responsável pela digitalização da TV no Brasil) em algumas capitais da região, o calendário de divulgação foi mantido”, confirma Liliana.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Switch-Off da SET, Rafael Leal, está elaborando um debate para o dia 17, às 14h30, para esclarecer as principais dúvidas de profissionais e engenheiros das emissoras de TV sobre o assunto e falar sobre o desligamento em São Paulo, considerado pelo Gired como um case de sucesso.

Infraestrutura IP

Outro tema de destaque é o uso da tecnologia IP em infraestrutura de estúdios de TV. A gerente de Tecnologias de Transmissão da TV Globo em Recife, Carolina Duca, abordará o primeiro estúdio totalmente IP no Brasil, construído na capital pernambucana.

Empreendedorismo

Uma parceria estratégica entre a SET e o Sebrae visa aumentar a percepção e o discernimento do profissional do setor sobre conceitos como inovação e empreendedorismo no audiovisual, fundamentais para quem atua em uma indústria conhecida por sua permanente revolução.
O painel será moderado pelo diretor de Eventos da SET e consultor do Sebrae, José Carlos Aronchi.

Projeto Mosaico

No dia 18, às 10h30, em conjunto com a ABERT e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o SET Nordeste terá um workshop sobre o Sistema Mosaico. A iniciativa, recentemente implantada, automatiza o processo que trata das solicitações de inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão. Será uma ótima chance para engenheiros tirarem suas dúvidas e também contribuírem com o aperfeiçoamento do sistema.

Sobre a SET

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas, profissionais, professores e estudantes cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios eletrônicos, atuando nas áreas de engenharia e afins nos campos da televisão, telecomunicações, rádio, internet e novas mídias, desde a produção até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para a criação de conteúdo eletrônico, gestão e mercado de distribuição no Brasil. Além disso, é responsável pela realização do evento anual, SET EXPO (21 a 24 de agosto de 2017, São Paulo, www.setexpo.com.br). A SET tem o apoio de cerca de 20 instituições nacionais e várias organizações internacionais, incluindo NAB, SMPTE, IABM e InterBEE. Para mais informações, visite www.set.org.br.
SERVIÇO: SET Nordeste 2017

Datas e horários:
17 e 18 de maio
Pré-Eventos: 10h às 12h
Seminário: 14h às 21h

Público focalizado
Profissionais de emissoras de rádio, TV, produtoras e de toda cadeia do setor audiovisual. Estudantes também podem participar.

Local:
Sebrae Fortaleza
Rua Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema – Fortaleza (CE)

Parceria Institucional: 
Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT)
Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT)
Sebrae

Programação completa e inscrições:  www.set.org.br

Vale certificado de participação

Realização: Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET)

Fonte: ACERT

*Imagem Ilustrativa